Vanderli Catarina:  03.03.1966  – 05.08.2016vander lee 2
É com grande pesar que registro a morte do cantor e compositor brasileiro.Vander Lee, Nascido em Belo Horizonte,  Minas Gerais.
Vander Lee começou sua carreira em bares locais em meados da década de 1980. Gravou sua primeira fita demo (com 4 músicas) em 1986, e em 1987 já fazia shows com seu próprio repertório. Suas canções variam desde o romântico, passando pelo samba até a balada e rock mineiro. Em suas letras, falava dos acontecimentos cotidianos da vida, e sempre com muito  romântismo, falava de amor.
 
Popular com todas as letras

Divulgação

Vander Lee não tem idéia de quantas músicas já compôs. O mineiro diz não ter uma fórmula para escrever. “Geralmente eu pego violão, papel, caneta e as coisas vão acontecendo naturalmente, sem pressão”, afirma ele

Por Leisa Ribeiro

Vander Lee é mineiro de Belo Horizonte, berço de grandes compositores. Com sua poesia sofisticada e ao mesmo tempo simples, ele se revelou mais um grande talento das Gerais. Suas melodias causam um impacto imediato aos ouvintes, principalmente nas mulheres; prova disso é que três gerações de cantoras já gravaram suas músicas. Entre elas, Gal Costa e Eliana Printes. Curiosamente, no mais novo CD de Vander Lee, Ao Vivo (Indie Records), a única participação especial é de Elza Soares, que nunca gravou músicas dele.
O CD – que foi gravado em julho do ano passado, em BH, e estourou a faixa Esperando Aviões nas rádios – revisita algumas das composições que vozes femininas tiveram o prazer de apresentar ao Brasil. Com a simpatia de um poeta apaixonado, que tocou e cantou em muitos bares, Vander Lee conversou com o UNIVERSO MUSICAL sobre os rumos que sua carreira tomou e os planos para o futuro.
E para quem quiser conferir de perto as aptidões do cantor, compositor e violonista, é só esperar até julho, quando ele faz o show de lançamento do CD Ao Vivo no Garden Hall, no Rio, e no Itaú Cultural, em São Paulo.

Quando você começou a compor e a cantar?

Eu comecei a compor em 1984, quando estava aprendendo a tocar violão. Antes disso tive vários empregos em outras áreas, mas não parei em nenhuma delas. Tinha que compor.

Como surgem suas composições?

Bem… Geralmente eu pego violão, papel, caneta e as coisas vão acontecendo naturalmente, sem pressão. Não tenho um jeito especial pra compor; o que eu faço é ficar com o espírito elevado durante esses momentos de concentração.

Você acha que os compositores mineiros são especiais?

Eu acho que Minas, principalmente Belo Horizonte, é um lugar extremamente inspirador, com um silêncio e uma luz naturais; com essas montanhas, o jeito de as pessoas se comunicarem. Essa coisa de economizar palavras que a gente costuma ter.

São quantas as canções feitas por você?

Não sei quantas músicas já compus, pois a maioria nunca foi gravada. Atualmente, cerca de 50 delas foram gravadas.

Como foi a passagem dos bares para a gravação de um CD?

Acho que a parte econômica é a mais complicada de ser superada, já que um compositor-artista demora muito a começar a ganhar dinheiro com a própria obra. Depois disso tem também a história de mudar o estigma de cantor de bar para artista autoral, e isso leva algum tempo até que os vícios sejam esquecidos.

O que significou o Prêmio Visa pra você?

O reconhecimento do meu trabalho por críticos e músicos da maior relevância para a MPB. É como ser aceito pra jogar num time de craques.

Você se acha um artista popular?

Com todas as letras.

Como foi a gravação do CD? Cantar para o público mineiro é diferente do que para os outros?

Foram três dias em que a energia fluiu mais forte que nunca. As pessoas estavam ali dispostas a somar, e é muito gratificante fazer esse disco dentro de casa. Sempre vou tratar o público de Belo Horizonte com o maior carinho possível, já que trabalho nessa cidade há muitos anos, cresci e aprendi sobre música e vida com essas pessoas.

Por que você escolheu, para gravar, apenas as músicas que haviam sido interpretadas por mulheres?

Acho que, inconscientemente, eu queria ficar de bem com as mulheres da minha vida pessoal e profissional (risos). Acho que aquelas músicas estavam me dizendo muito naquele momento.

Por que você acha que as suas músicas agradam mais o público feminino?

Imagino que pela profundidade de algumas letras, ou porque eu realmente gosto das mulheres também.

Quando vai gravar um novo CD?

Pretendo viajar o Brasil esse ano. Tenho shows marcados em Portugal e Itália, e entro em estúdio no fim do ano pra gravar um CD de inéditas.

Gravou com grandes nome da MPB, como Zeca Baleiro, Elza Soares, Rita Ribeiro, Emilinha Borba, Leila Pinheiro e Nando Reis. Compôs a música “Estrela” que foi gravada pela cantora Maria Bethânia. Teve ainda a canção “Onde Deus possa me ouvir” gravada por Gal Costa.

 

                                               vander lee
OBS: Vander Lee passou mal e sofreu um infarto quando fazia hidromassagem, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, na tarde de ontem. Vander Lee foi internado no hospital Madre Tereza, na capital mineira e durante a noite chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.
Minha letra preferida :
Tô relendo minha lida, minha alma, meus amores
Tô revendo minha vida, minha luta, meus valores
Refazendo minhas forças, minhas fontes, meus favores
Tô regando minhas folhas, minhas faces, minhas flores
Tô limpando minha casa, minha cama, meu quartinho
Tô soprando minha brasa, minha brisa, meu anjinhoTô bebendo minhas culpas, meu veneno, meu vinho
Escrevendo minhas cartas, meu começo, meu caminho
Estou podando meu jardim
Estou cuidando bem de mim

Ana Maria Ramos
