Imagem

Édouard Manet, pintor francês nascido em 23 de janeiro de 1832, em Paris. Faleceu na mesma cidade em 20 de abril de 1883. Era de família burguesa, seu pai era funcionário do Ministério da Justiça, mesmo tendo o incentivo do pai e avó para seguir a mesma profissão  decidiu ser artista.

Manet_EdouardA escolha pelas artes foi influenciada pelo seu tio, o capitão Édouard Fournier, que o levava junto com seu irmão mais novo para visitar o Museu do Louvre. Aos doze anos de idade ingressou no colégio Rollin, atual Liceu Jacques Decour.

Não era um grande aluno de artes, decepcionou a família por ser pouco aplicado, fato que fez a sua família repensar o investimento nos seus estudos de artes, ao mesmo tempo, reconheciam que Manet não tinha vocação para estudar Direito, logo, Manet decidiu tornar-se marinheiro.

Em 1848, embarcou na escola “Havre et Guadeloupe”, que funcionava num barco real. Mesmo não tendo vocação para a marinha, obteve nas navegações grandes experiências. Ao chegar no Brasil, despertou interesse pela natureza e cultura exótica, pelas mulheres e horror à escravidão.

No ano seguinte, em 1849, fracassou ao tentar ingressar na Escola Naval. Com o apoio dos pais, retornar aos estudos de arte, iniciando no ateliê do pintor Thomas Couture. Estudou com Couture durante seis anos, aprendeu técnicas de pintura e produziu cópias de Ticiano, Velazques, Tintoretto e Delacroix.

Visitou museus da Itália, Holanda, Alemanha, Áustria e outros da Europa. Casou-se com a professora de piano Suzanne Leenhoff, com quem teve o seu primeiro filho em 1852. Por divergências artísticas, em 1856, deixou o atelier de Couture.

Na história da arte, é considerado o último pintor tradicional e o primeiro do grupo de pintores modernos franceses. Buscou ensinamento nas técnicas tradicionais e , ao mesmo tempo, se opôs às convenções acadêmicas

Teve um quadro recusado em diversos salões e exposições, por ser suas obras consideradas escandalosas, tendo as feito num conceito de erotismo em obras como o “Almoço na relva” e “Olympia”.

Fontes:
http://educacao.uol.com.br/biografias/Edouard-Manet.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Édouard_Manet

Por Fernando Rebouças

 

   
Anúncios