Oscar Wilde (1854-1900)Imagem

Escritor nasceu em Dublin em 16.10.1854

Seu nome de batismo era Oscar Fingal O’Flahertie Wills Wilde.
Vindo de família protestante, converteu-se ao catolicismo anos mais tarde. Estudou no Trinity College, em Dublin e ganhou bolsa de estudos para estudar em Oxford. Foi morar em Londres, onde teve uma vida movimentada, regada aos prazeres da bebida, escrevendo poemas e textos dramatúrgicos.Criou um movimento estético,o dandismo, baseado na idéia de que a vida deveria ser norteada pelas preocupações artísticas como forma de enfrentamento dos problemas do mundo moderno.

Oscar Wilde casou-se com Constance Lloyd, filha de um advogado bem sucedido de Dublin. Pouco depois, foi preso acusado de cometer “atos imorais” e condenado a dois anos de prisão. Wilde teria supostamente um caso amoroso com um jovem chamado Bosie, e esse fato levou o pai dele a denunciar o escritor.

Oscar Wilde tem uma ampla obra: “O leque de Lady Windermere “(1892) “A importância de ser Prudente” (1895), só para citar algumas na dramaturgia;“O Príncipe Feliz” e “O crime de Lord Artur Saville”, nos contos.

A obra proeminente seria o romance “O Retrato de Dorian Gray”. O livro relata a estória de Dorian, que se encanta com seu retrato pintado por Lord Henry Wotton e desenvolve o desejo de uma vida regada a prazeres mundanos como forma de vivenciar a sua juventude. Fascinado pela pintura, entrega-se ao hedonismo, seguindo os conselhos do Lord Henry Wotton. Porém, tem a sua alma e caráter comprometidos. Na obra, Wilde estabeleceu um paralelo entre a arte e a juventude fugaz vivida plenamente.

Oscar Wilde foi considerado um dos maiores escritores da história da literatura. Morreu em Londres, vítima de meningite, em 1900.

Obras mais importantes:
Ravena (1874);
Poemas (1881);
A Duquesa de Pádua (1883);
O Príncipe Feliz (1888);
Uma Casa de Romãs (1891);
O Crime de Lord Arthur Saville (1891);
O Retrato de Dorian Gray (1891);
Intenções (1891);
Salomé (1891);
O Leque de Lady Windermere (1892);
Uma Mulher sem Importância (1893);
Um Marido Ideal (1895);
A Balada do Presídio de Reading (1898);
A Importância de Se Chamar Ernesto (1898);

Read more: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/O-Retrato-de-Dorian-Gray/html/3#read#ixzz2Js7JcalF

oscar-wilde.jpgO Retrato de Dorian Gray, por Oscar Wilde.

Anúncios