Gaudí

Gaudí (Antoni Placid Gaudí i Corne (25/6/1852-10/6/1926)
Genial arquiteto catalão, famoso mundialmente por desenhar edifícios com formas fantásticas. As obras de Gaudí são simbolos da cidade de Barcelona.

Gaudí tinha um estilo próprio e uma imaginação incrível; suas construções ousadas e quase malucas, possuem um aspecto sedutor. Gaudí é classificado, normalmente, como um arquiteto do Art Nouveau, mas seu estilo moderno é uma mistura de várias tendências: o Gótico, o Barroco, o Mourisco (Mudejar – Gótico semi-islâmico espanhol).
É considerado a personalidade mais importante do modernismo catalão, ramo do movimento art nouveau, que pretende a integração entre arte, arquitetura e natureza. Antoni Plàcid Gaudí y Cornet nasceu em Reus, perto de Tarragona, e estudou na Escola de Arquitetura de Barcelona. De hábitos austeros, mantém-se solteiro e dedica sua vida à arquitetura, que considera a síntese de todas as artes.

A influência de arquitetos da Idade Média é clara já em suas primeiras obras, como a Casa Vicens e o Palácio Guell. Também nesses dois exemplos se notam algumas características constantes na obra de Gaudí: a concepção do prédio como um todo e a abundância de elementos hispano-arábicos.

A maior parte de seus trabalhos se encontra na cidade de Barcelona ou nos arredores, como o Parque Guell (1910-1914), feito de fragmentos de ladrilhos, azulejos e outros materiais que o tornam parecido com um imenso mosaico, e a Igreja da Sagrada Família, iniciada em 1883 e ainda em construção, que combina elementos góticos, românticos e modernos. Gaudí morre atropelado por um bonde.

Link: http://www.gaudidesigner.com/es/liens.html

Anúncios
Categorias: Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s