Francis Lai

Francis Lai
26.04.1932 – Nice – França

Francis Lai nasceu a 26 de Abril em Nice na França. Muito cedo, apaixonou-se pela música e iniciou-se em orquestras da sua região.

Em Marselha, descobriu o jazze conheceu Claude Goaty, cantora popular nos anos 50, seguiu-a para Paris e descobre Montmartre, onde se instala.
É neste lugar fervilhante de ideias e movimentos artísticos diversos que trava conhecimento com os homens e as mulheres com os quais se comporia suas obras futuras .
A “Taverne d’Attilo”, na praço du Tertre, abriga em particular o talentoso e singular Bernard Dimey, com o qual Francis Lai compõe a sua primeira canção, rapidamente seguida de outras.

Depois de uma passagem pela orquestra de Michel Magne, torna-se o acompanhante de Edith Piaf e também um dos seus compositores.
Em seguida, vem a conhecer Pierre Barouh, que lhe apresenta Claude Lelouch. O filme Un Homme et Une Femme marca a estreia de Francis Lai na composição para o cinema.

Francis Lai escreveu as músicas de mais de 100 filmes e assinou mais de 600 canções. Artistas do mundo inteiro e as maiores orquestras internacionais gravam as suas composições.

Personagem mal conhecido por ser demasiado discreto, dirão os seus colaboradores que é preciso saber que Francis Lai é o compositor francês de músicas de filmes que mais discos vendeu no mundo.

A título indicativo, podemos referir :

Un Homme et Une Femme
5.000.000 exemplares
Vivre Pour Vivre
2.000.000 exemplares
Love Story
6.000.000 exemplares
Emmanuelle II
1.000.000 exemplares
Bilitis
7.000.000 exemplares
Les Uns et Les Autres
2.000.000 exemplares

As suas obras obtiveram sucesso no mundo inteiro, entre as quais, em 1970, a mais conhecida, talvez, um Oscar em Hollywood pela música do filme Love Story.

Casado há mais de 30 anos, pai de três filhos, Francis Lai pratica com assiduidade e talento o ténis. É grande amador de desporto, mundo no qual conta com numerosos amigos.
Os seus gostos musicais são muito diversos : desde o jazz de Miles Davis, Charly Parker, etc. até à música anglo-saxónica, música contemporânea assim como as obras clássicas.

Francis Lai é um dos pioneiros na pesquisa de sons sintéticos, samples, e na utilização da informática musical.

Conservou desde o início da sua carreira o hábito de compor unicamente à noite.

 

Link: http://www.francis-lai.com/

Anúncios
Categorias:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s