Noel Rosa

Imagem

Noel Rosa nasceu no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro em 11 de Dezembro de 1910 Sua mãe teve um parto difícil e o médico precisou usar fórceps, o que teria causado seu problema no queixo,um pouco proeminente.
Noel cresceu franzino e doentio. Apesar disso, desde a adolescência interessou-se pela vida boêmia, freqüentando rodas de samba. Aprendeu a tocar bandolim com sua mãe, adotando depois o violão, que aprendeu a tocar com o pai, como seu instrumento.
Em 1927, Noel fundou, com os compositores Almirante e Braguinha, o Bando dos Tangarás. Nesse ano, criou suas primeiras composições, “Minha Viola” e “Festa no Céu”.
Entrou para a Faculdade Nacional de Medicina em 1930, que abandonou dois anos depois.
Em 1931, a composição “Com que Roupa?” tornou-se um grande sucesso no Carnaval.
Durante a década de 1930, Noel Rosa tornou-se um compositor extremamente criativo e protagonizou uma carreira vertiginosa, com mais de uma centena de composições, entre sambas e marchinhas. Trabalhou com dezenas de parceiros. Foi nessa década que compôs os sucessos “Feitiço da Vila”, “Filosofia”, “Fita Amarela”, “Gago Apaixonado”, “O x do Problema”, “Palpite Infeliz” e “Pra que Mentir”.
Noel Rosa vendeu suas músicas para outros cantores, tornando-se conhecido no rádio, pelas vozes de cantores como Araci de Almeida, Mário Reis e Francisco Alves.
Além de serem crônicas da vida carioca, as letras bem elaboradas de Noel Rosa tematizaram o amor. Em 1934 o poeta apaixonou-se por Ceci, que conheceu numa festa junina. No fim desse ano, no entanto, acabou casando-se com Lindaura.
Doente de tuberculose, Noel Rosa passou uma temporada em Belo Horizonte, em busca de tratamento, voltando depois ao Rio de Janeiro. Continuou levando a vida nos bares, bebendo e fumando.
Apresentava-se em programas de rádio e fazia recitais e apresentações públicas. Em 1935, ainda viu duas composições suas estrearem no cinema, no filme “Alô, Alô Carnaval”.

Noel tinha apenas 26 anos quando faleceu em sua casa, no bairro de Vila Isabel.

Imagem

Anúncios
Categorias: Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s