Luis Miguel

Luis Miguel Gallego Basteri Imagem
Porto Rico – 19.04.1970

Luis Miguel é um dos cantores latinos com uma carreira internacional de maior sucesso, tendo vendido mais de 50 milhões de discos em todo o mundo. Nascido em Porto Rico, mas criado no México, o cantor ainda hoje é conhecido pela alcunha “El Ídolo”.
O seu primeiro disco, “Directo Al Corazon”, foi editado em 1982, quando Luis Miguel tinha apenas 12 anos. Três anos depois, o cantor venceu o seu primeiro Grammy pelo dueto com Sheena Easton em ‘Me Gusta Tal Como Eres (I Like You Just As You Are)’.
Em 1991, lançou o seu oitavo álbum, “Romance”, o primeiro de uma trilogia de discos de boleros, que conquistou mais de 70 discos de platina em todo o mundo. Nos Estados Unidos, Luis Miguel tornou-se o único artista latino a conquistar a marca de platina com dois dos seus álbuns, “Romance” e “Segundo Romance”.
Luis Miguel foi, também, o único artista oriundo da América Latina convidado para participar nas gravações do álbum oficial dos Jogos Olímpicos de Barcelona, intitulado “Barcelona Gold”, em 1992. A canção em causa, ‘America’, valeu-lhe o troféu para Melhor Vídeo Internacional nos MTV Awards. No mesmo ano, no final da Expo 92, em Sevilha, o cantor deu um concerto de solidariedade, cujos fundos reverteram a favor do Museu das Crianças do México.
Em 1995, Luis Miguel gravou a sua primeira canção em inglês: um dueto com Frank Sinatra em ‘Come Fly With Me’. A colaboração foi repetida na festa do 80º aniversário de Frank Sinatra , com transmissão televisiva, ao lado de artistas como Bruce Springsteen , Natalie Cole , Bob Dylan e Ray Charles .
A estreia do cantor no cinema deu-se em 1998, quando co-protagonizou o filme “Fiebre de Amor”, para o qual também participou na banda-sonora. O seu sucesso internacional teve um momento alto em 2000, quando venceu dois troféus na primeira edição dos Grammys Latinos. Outro momento de destaque na sua carreira chegou em 2003, quando foi nomeado para Melhor Artista Latino nos prestigiados American Music Awards.
Em 2004, o álbum “México el la Piel” deu origem a uma digressão mundial, que se prolongou durante dois anos. Em 2005, lançou a colectânea “Grandes Êxitos”.
2004: Oferece duas apresentações na praça de touros Las Ventas (em Madrid) reunindo mais de 35.000 pessoas, entre as quais os príncipes de Asturias.
2006: Ganha 2 prêmios Grammy pelo álbum México en la Piel.
2006: Faz história ao concluir uma série de trinta apresentações no Auditório Nacional da Cidade do México.
2007: Ao Primeiro dia do mês de Janeiro nasce seu filho, Miguel, fruto de sua relação com Aracely Arámbula.
2008: Lança um novo álbum, com “Si Tú Te Atreves” como carro chefe. Descobre que será pai pela segunda vez.

 

 

Anúncios
Categorias: Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s