John Updike

John UpdikeImagem
18/03/1932, Shillington, EUA
27/01/2009, Boston, EUA

John Updike se destaca por sua obra de cunho realista e quase sempre satírica
Festejado pela crítica, John Updike ganhou o Pulitzer duas vezes, e ainda o American Book Awards e o Scott Fitzgerald, os prêmios mais importantes de literatura nos Estados Unidos.

Filho de um professor de matemática e neto de um pastor presbiteriano, ainda criança desenvolveu a psoríase, uma doença que provoca a descamação da pele. Em seu livro de memórias “Consciência à flor da pele”, o autor justificou a escolha de sua profissão devido à doença. Updike estudou em Oxford, na Inglaterra, antes de se formar em Harward. Seus trabalhos começaram a ser publicados em 1954 na revista “The New Yorker”.

Sua obra mais conhecida é a tetralogia Coelho (“Rabbit”), formada pelos romances “Coelho Corre”, “Coelho em Crise”, “Coelho Cresce” e “Coelho Cai”. Escreveu também uma trilogia, o caso de Beck, que conta a história fictícia de um escritor de Nova York prestigiado pelo público e repudiado pelos críticos.

Updike procurou refletir em suas obras os pontos obscuros do comportamento humano e da sociedade moderna. Em 1984 escreveu “As Bruxas de Eastwick”, que fez um grande sucesso no cinema três anos depois.

No romance “Brazil”, lançado em 1994, o autor recriou o clássico “Tristão e Isolda”, adaptando-o ao cenário brasileiro; e em “Gertrudes e Cláudio”(2000), baseou-se na tragédia “Hamlet”.

Outras obras de Updike que merecem ser citadas são: “Pai-nosso computador”; “Sobre a fazenda”; “Bech no beco: quase um romance”; “O coelho se cala e outras histórias”; “Casais trocados” e “O golpe”.

Morreu em  27.01.09 aos 76 anos, vítima de um câncer de pulmão.

Anúncios
Categorias: Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s