Handel

Georg Frideric Handel Imagem
1685 – 1759

George Frideric Handel nasceu em Halle, em 23 de fevereiro de 1685. Ainda jovem, aos 11 anos já tocava violino, espineta, oboé, e orgão. Em 1703 foi para Hamburg e começou a compor óperas italianas.

De 1706 a 1710, permaneceu na Itália onde conheceu Domenico Scarlatti e Arcangelo Corelli, vindo daí a influência da melodia italiana sobre sua música. Ao retornar a Alemanha, Händel se tornou Kapellmeister em Hanover.

Em 1710 viajou para Londres onde a ópera italiana estava se tornando famosa rapidamente. Lá, em Londres, produziu uma ópera, que recebeu grande aclamação e, tendo provado o sucesso, relutantemente voltou à Alemanha.

Ao voltar à Inglaterra em 1712, Händel uma vez mais compôs várias óperas e também um pouco de música cerimonial para Rainha Anne. Händel nunca mais voltou a Hanover. Ele permaneceu na Inglaterra pelo resto da vida e se tornou um cidadão naturalizado em 1726 , com o nome anglicano de George Frideric Händel.

Embora as óperas de Handel fossem populares quando foram escritas, o interesse do público inglês pela ópera tinha se enfraquecido consideravelmente, e Handel acabou perdendo muito dinheiro ao tentar achar sucesso adicional no gênero continuamente.

Ansioso para achar uma audiência nova, Handel voltou-se para a composição de oratorio: trabalhos dramáticos, normalmente com muito música coral, e freqüentemente com um assunto Bíblico, e o texto em inglês.
Mas o gênio de Handel não está em nenhuma parte mais evidente do que na música sublime que proveu para seu oratorio mais famoso, Messias que teve sua estréia em Dublin em 1741. Seu sucesso foi imediato. Os sucessos dos oratorios de Handel deixariam uma impressão profunda e duradoura na música inglesa durante o próximo século.

Em 1751, Handel começou a ter dificuldade com a visão. Ele suportou três operações nos olhos, feitas pelo mesmo cirurgião que operou Johann Sebastian Bach sem sucesso, e os resultados catastróficos o levaram a cegueira completa.

Handel morreu uma semana depois, aos 74 anos ao sofrer um colápso durante uma apresentação do oratório Messias em 1759. Ele foi enterrado na Abadia de Westminster.

Anúncios
Categorias: Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s