Clarice Lispector

 

Imagem

Clarice Lispector nasceu em Tchelchenic na Ucrânia em 1920. Chegou ao Brasil com seus pais e irmãos aos 2 meses de idade e instalaram-se em Recife- Pernanbuco.
Sua infância foi passada com sérias dificuldades financeiras. Sua mãe morreu quando ela contava com apenas 9 anos de idade, quando então a familia resolveu se mudar para o Rio de Janeiro, lugar onde mais tarde Clarice começou a trabalhar como professora particular de Português.
Formou-se em Direito e em seguida começou a trabalhar como redatora na
Agência Nacional. O jornalismo a aproximou de nomes famosos como Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga, etc.
Suas idéias surgiam a qualquer hora e em qualquer lugar e uma característica de seu método de escrita, era anotar essas idéias, a qualquer hora em algum pedaço de papel.
Casou-se em 1943 com o diplomata Maury Gurgel Valente, com quem passou um longo tempo na Europa. O casamento durou 15 anos e dele nasceram seus filhos Pedro e Paulo.
Sua personalidade de romancista verdadeiramente excepcional já se revela em seu primeiro livro Perto do Coração Selvagem que fala sobre solidão e da incomunicabiliade humana.
Após a separação do marido, Clarice volta a viver no Rio de Janeiro com os filhos e por dificuldades financeiras volta ao jornalismo onde exerceu atividade até 1975.
Em 1977 concedeu entrevista a TV Cultura – São Paulo- com o compromisso de só ser transmitida após sua morte.
Clarice morreu no Rio de Janeiro no dia 9 de Dezembro de 1977, vítima de cancer, um dia antes de completar 57 anos de vida.
Queria ser enterrada no cemitério São João Batista, mas como era judia seu enterro aconteceu no Cemitério Israelita do Caju.

Ana Maria Ramos

Anúncios
Categorias: Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s