Adoniram Barbosa


Nascido João Rubinato, filho de imigrantes italianos de Veneza, nascido em 06.07.1912, Adoniran Barbosa começou trabalhando nos vagões de carga da estrada de ferro em Valinhos.foi entregador de marmitas, varredor, etc, tudo para ajudar a família muito pobre.Em 1924 mudou-se para Santo André ( SP ) , frequentou o Liceu de Artes e Ofícios onde aprendeu a profissão de ajustador mecânico.Aos 22 anos resolve vir morar na Capital de São Paulo, morar em uma pensão. Nessa época João Rubinato já compoe algumas musicas. Em 1933 passa a usar o nome de Adoniran Barbosa, nome escolhido em homenagem a um amigo de boemia.

Compõe inúmeras músicas de sucesso, quase sempre gravadas pelos Demônios da Garoa. As músicas MALVINA e JOGA A CHAVE foram premiadas em concursos carnavalescos de São Paulo. Destacam-se SAMBA DO ERNESTO, TREM DAS ONZE, SAUDOSA MALOCA etc. Em 1955 estreou o personagem Charutinho, seu maior sucesso no rádio, no programa História das Malocas de Oswaldo Molles. Participou também, como ator, das primeiras telenovelas da TV Tupi, como A pensão de D. Isaura. O reconhecimento, porém, vem somente em 1973, quando grava seu primeiro disco e passa a ser respeitado como grande compositor. Vive com simplicidade e alegria. Nunca perde o bom humor e seu amor por São Paulo, em especial pelo bairro do Bixiga ( Bela Vista) que ele, sem dúvida, consegue retratar e cantar em muitas músicas suas. Por isso, Adoniran é considerado o compositor daqueles que nunca tiveram voz na grande metrópole.

A lembrança de Adoniran Barbosa não reside apenas em suas composições: temos em São Paulo o Museu Adoniran Barbosa, localizado na Rua XV de Novembro, 347; há, no Ibirapuera, um albergue para desportistas que leva seu nome; em Itaquera existe a Escola Adoniran Barbosa; no bairro do Bexiga, Adoniran Barbosa é uma rua famosa e na praça Don Orione há um busto do compositor; Adoniran Barbosa é também um bar e uma praça; no Jaçanã existe uma rua chamada “Trem das Onze”…

Adoniran Barbosa autêntico representante do samba de São Paulo

Anúncios
Categorias: Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s