Fernando Botero

images 200px-Fernando_Botero_2

Fernando Botero, nasceu em 19 de abril de 1932, em Medellin, Colômbia.

Em 1948, ele começou trabalho como um ilustrador. Em 1950,na Europa conheceu a Academia de San Fernando em Madrid, copiando Velázquez e Goya no Museu do  Prado.
Botero mudou-se para Bogotá em 1951 e realizou a sua primeira mostra internacional no Leo Matiz GaI. Partindo para Madri em 1952, estudou na Academia de San Fernando. De volta à Colômbia, lecionou na Escola de Belas Artes da Universidade Nacional.

Ficou no México em 1956-57 e a experiência de Muralismo influenciou sua futura direção. Suas obras sofreram influência do renascimento italiano, onde experimentou a criação do volume em suas obras, expandindo as figuras e comprimindo o espaço em torno  delas, uma qualidade que continua possibilitando ao pintor retratos de grupos imaginários e paródias sobre o trabalho de mestres famosos.

O artista Fernando Botero é um dos observadores mais agudos da conjuntura colombiana e é interessante notar os dois traços mais salientes de quase toda a sua obra: suas figuras são gordas e têm a boca fechada. Parecem pessoas que recebem comida em troca de seu silêncio.

Para este artista a cor é fundamental nos seus quadros porque dá a vida a pintura. Nos seus quadros somente existe a forma, a cor interior e também o exagero.
Há quem não goste de suas pinturas e esculturas, outros tantos que vejam em sua obra uma apologia à obesidade. Mas a obra de Botero é uma releitura instigante dos ideais de beleza do Renascimento.

dancers-at-the-bar Fernando Botero Botero (21) images (1) obra-a-passeio-do-artista-colombiano-fernando-botero-1353706013421_736x1080

Anúncios
Categorias: Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s