Imagem
 
Ernesto Rafael Guevara de La Serna,
              “Che” Guevara
          14.06.1928 – 9.10.1967

Nasceu numa família de boas condições sociais. Desde a infância sofreu com a asma e, por recomendação médica, sua família mudou-se para uma região de campo, próxima a cidade de Córdoba que possuía o ar de melhor qualidade.
Desde a adolescência foi incentivado pelos pais a ler livros da biblioteca particular da família. Foi nesta fase que entrou em contato com a literatura socialista de Marx, Engels e Lenin.       
Como o negócio da família estava indo mal, resolveu trabalhar ainda com 14 anos de idade. Sem largar os estudos, conseguiu um emprego numa Câmara próxima a cidade de Córdoba.
Em 1946, a família resolveu mudar para a cidade de Bogotá , na Colombia e Che Guevara começou a cursar Medicina na Universidade  Nesta mesma época, conseguiu um trabalho numa tipografia. Fazia também trabalho voluntário numa instituição de pesquisas sexuais.
Com o final da Segunda Grande Guerra Mundial, começaram os movimentos estudantis de protesto contra o governo populista argentino de Domingo Perón. Guevara participou destes protestos.
Em 1951, na companhia do amigo Alberto Granado, deu início a uma viagem de motocicleta para conhecer a situação política, social e econômica da América Latina. Visitou várias regiões carentes como, por exemplo, minas de cobre, povoados indígenas e leprosários. Ficou impressionado com a miséria e as péssimas condições de vida das camadas mais pobres da sociedade.
No ano de 1953, formou-se médico e retornou para a Argentina. Porém, passou a dedicar-se ao mundo da política. Neste mesmo ano, fez uma nova viagem pela Bolívia, Peru, Panamá, Colombia,Equador, Costa Rica, El Salvador, Guatemala
Após a viagem, conheceu Hilda Gadea, e com ela, teve a primeira filha, Hildita. 

Entrada na guerrilha 

Em 1954, conheceu, no México, Raúl Castro e logo depois o irmão Fidel Castro. Entrou para o grupo revolucionário de Castro, que se instalou na região de Sierra Maestra, em 1957. Pretendiam derrubar o governo de Fulgencio Batista, que era apoiado pelos Estados Unidos, e implantar o socialismo na ilha.
Após a vitória dos revolucionários, em 1959 e a implantação do socialismo em Cuba, Che Guevara tornou-se membro do governo cubano de Fidel Castro, exercendo as funções de embaixador, presidente do Banco Nacional e Ministro da Indústria.
Em 1961, Che visitou o Brasil e foi condecorado, pelo então presidente Jânio Quadros, com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.
Che Guevara acreditava que a revolução socialista, contra o imperialismo comandado pelos Estados Unidos, deveria ser levada para outros países. Lutou no Congo e depois foi para a Bolívia, onde estabeleceu uma base guerrilheira. Pretendia unificar os países da América Latina sob a bandeira do socialismo.
Com pouco conhecimento do território e sem apoio dos camponeses e do partido comunista boliviano, sua luta tornou-se difícil. Foi capturado pelos soldados bolivianos, na selva de La Higuera (Bolívia), em 8 de outubro de 1967. No dia seguinte foi executado.

O pequeno povoado de La Higuera, na Bolívia, ficou conhecido no mundo inteiro em 8 de outubro de 1967. Nessa data, o guerrilheiro Ernerto Che Guevara foi morto pelo Exército boliviano, dentro da escola do vilarejo, depois de preso com apoio da CIA, o serviço secreto dos Estados Unidos.
Desde então, La Higuera entrou para o mapa como um dos lugares sagrados para os militantes de esquerda de todo o mundo. Che tornou-se um símbolo das lutas antiimperialistas desde a vitoriosa Revolução Cubana, que derrotou o ditador Fulgêncio Batista e levou Fidel Castro ao poder em 1959.
Nascido em Rosário, na Argentina, o médico Che tornou-se um dos comandantes da guerrilha em Cuba depois de conhecer Fidel Castro na Cidade do México. Participou do governo revolucionário, mas queria estender o movimento a outras partes do mundo. Saiu derrotado de uma tentativa frustrada no Congo, na África, e morreu quando liderava um grupo de guerrilheiros na Cordilheira dos Andes.
O mito em torno de Che cresceu à medida que o tempo passou. Milhares de fãs e/ou seguidores viajam para La Higuera A beleza das montanhas andinas aumenta o interesse turístico pela região.
As trilhas percorridas pelos guerrilheiros e a Quebrada Del Churo, onde Che foi preso, fazem parte do roteiro dos visitantes. A escola onde um militar boliviano matou o comandante virou um museu em homenagem ao herói. Che foi enterrado em Vallegrande, cidade histórica próxima a La Higuera, mas hoje os restos mortais do guerrilheiro se encontram em Santa Clara, Cuba.

Frases de Che Guevara

– “O verdadeiro revolucionário é movido por grandes sentimentos de amor.”

– “Há que endurecer-se, mas sem jamais perder a ternura.”

– “A reforma agrária radical é a única forma de dar a terra ao camponês.”

– “A revolução acontence através do homem, mas o homem tem de forjar, dia a dia, o seu espírito revolucionário.”

– “A argila principal de nossa obra é a juventude. Nela depositamos todas as nossas esperanças e a preparamos para receber idéias para moldar o futuro.”

 
ImagemImagemImagem
Anúncios